Torricado de Conservas de Sardinha em Molho de Tomate

By Camané - quinta-feira, outubro 03, 2013

O desafio foi lançado pelo Blog [Limited Edition] com o seu passatempo em parceria com as Conservas Nero. Publicar uma receita que nos desperte memórias. Foi como um clic que me levou logo a viajar no tempo aterrando nos idos anos em que era criança e em que, nos meses quentes de Verão, ajudava o meu Pai nos trabalhos do campo.
Logo pelo fresco da manhã saiamos de casa, por vezes a minha Mãe e o meu irmão também iam, mas na maioria das vezes era só eu e o meu Pai. Ele a pé e eu montado na burra lá fazíamos, lentamente, o nosso caminho por caminhos de fragas e giestas, caminhos cheios de cores e cheiros, até ao terreno.
Se bem me recordo a esta distância, a minha ajuda não era grande coisa. Entre a hora de chegada e a hora do almoço distraí-me mais a colher amoras e a fazer casinhas com as pedras de xisto do que realmente ajudar.
A hora de almoço era sempre especial. O farnel era sempre recheado de pequenas delicias pelas quais ainda hoje suspiro ou tento replicar. Todavia uma delas era sempre esperada com ansiedade. Hoje chamam-lhe Bruschetta ou Torricado, mas na altura para mim eram simplesmente torradas com sardinha de tomate em lata.
Recordo-me bem do cheiro da fogueira que depois já em brasa recebia duas ou três fatias de pão que ainda hoje só encontro por lá. Bem torradinho o pão, colocavam-se num prato, passava-se um dente de alho pelo pão, regava-se com azeite e colocavam-se as sardinhas e o molho de tomate por cima. Por vezes eram salpicado com salsa ou coentros. Sentava-me numa qualquer pedra de xisto, agarrava a fatia de pão, e ficava ali a comer e a apreciar a vista no cimo do monte. Aquele silêncio, aquele cheiro, aquela paisagem e o ouvir o meu Pai dizer "Queres mais? Ainda se abre mais uma lata." são memórias para sempre.

Ingredientes
(Para 3 doses)
3 Fatias de Pão de Trás-Os-Montes
2 Conservas de Sardinha em Molho de Tomate
2 Dentes de Alho
Coentros

Preparação
Tentei seguir ao máxima o modo de preparação original, mas não é fácil. Assim, coloquei três fatias com altas, no grelhador. Assim que bem torradas, passei com o dente de alho numa das faces, depois foram colocadas numa travessa e regadas com azeite. Aspecto já delicioso. Abri as conserva e dispus as sardinhas inteiras por cima, coloquei depois o molho de tomate e salpiquei com coentros. As memórias voltam sempre.

  • Share:

You Might Also Like

4 comments

  1. Esta receita vem mais do que a tempo de participar no passatempo! Obrigada pela partilha da receita e das memórias!

    ResponderEliminar
  2. Que excelente participação!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar